segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AMERICA

O grupo America, formado por três americanos que viviam em Londres, Gerry Beckley, Dan Peek e Dewey Bunnel, tornou-se bastante popular no início dos anos 70. Com estilo musical folk rock, a banda não foi muito bem aceita pela crítica quando começou, mas conquistou sucesso popular emplacando as músicas  'A Horse With No Name' e 'I Need You', do seu primeiro álbum lançado em 1971. O seu som acústico fugia do estilo predominante da época, onde o rock fervilhava com os sons das guitarras elétricas. Venceram o Grammy de banda revelação de 1972 com este álbum, que tem o mesmo nome do grupo.

Descobertos por Jerry Lordan,  o America foi o grupo que mais vendeu discos pela "Warner Brothers Records" na década de 70, desbancando os renomados, James Taylor e Rod Stewart, da mesma gravadora. Destaque para as músicas: 'Ventura Highway', 'Tin Man' e 'Sister Golden Hair', ganhadoras de vários prêmios.

Eu, que sou um grande fã da banda, conheci as suas músicas através dos cinco irmãos Shores, que eram primos de um grande amigo de infância, o Guilherme. Eles estudavam na Inglaterra e acredito que tenha sido o mais velho, Richard ou talvez o Charles, que regulava com a minha idade pois o ano era de 1971 e estávamos todos em Teresópolis de férias escolares, quando ele botou para tocar a fita cassete com as músicas do primeiro disco do America. Lembro-me bem quando ele falou que era uma banda que estava começando a estourar em Londres. Enquanto escutava não havia uma música sequer, que não tivesse gostado. Era um som de violões bem tocados, que agradou desde a primeira faixa que ouvi.

Uma curiosidade; é que quando começou a vendagem do primeiro disco no Brasil, eu já tinha um importado. Para a minha surpresa, o mesmo disco foi relançado, incluindo a música 'A Horse With No Name', pois ela foi feita logo após a compilação do primeiro álbum. Lógico que comprei o mesmo disco para ter esta faixa também.

Escolhi para ouvirmos três músicas, tocadas no estúdio, num ensaio para gravação, que acredito ser para o primeiro álbum. Talvez, para a segunda compilação do disco.


Tin Man
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=GtyKcDKU5oU

 
A Horse With No Name
http://www.youtube.com/watch?v=Tm4BrZjY_Sg&feature=player_detailpage

 Ventura Highway
http://www.youtube.com/watch?v=t5A9FwRluuo&feature=player_detailpage

Até a Próxima e
Kissefloyd


Nenhum comentário:

Postar um comentário