sábado, 25 de maio de 2013

Rolo, Cassete e Super 8

Hoje acordei, e enquanto preparava o meu café da manhã, procurei na minha estante uma música para ouvir. Passei os olhos nos títulos e me deparei com o DVD Live At Pompeii do Pink Floyd. Em uma fração de segundos, enquanto colocava para tocar e ao mesmo tempo vigiava a água no fogo, voltei o pensamento para o passado, talvez no ano de 1974. Eu bem jovem na época, tinha um gravador de rolo, antecessor da fita cassete, onde eu gravava as músicas do rádio pelo microfone. Durante a gravação, não se podia dar um pio senão o som era reproduzido junto com a música. Imaginem, quando o locutor da rádio anunciou que iria tocar "Echoes" na íntegra e sem anúncio comercial durante a execução da faixa! Fiquei bastante nervoso, não podia deixar de gravá-la. Outra oportunidade daquela seria raríssima. Preparei o gravador, a faixa tem dez minutos aproximadamente. No momento que começou a tocar, soltei o "botão" de pause (naquela época não se dizia tecla) e no mesmo instante, lembrei que a minha mãe terminava de preparar o jantar e a qualquer momento poderia entrar no meu quarto para me chamar. Comecei a suar. Não lembrava de ter rezado tanto antes, quanto naquele momento. Não podia abrir a porta para avisá-la porque ela rangia e estragaria a gravação. Faltando uns dois minutos para terminar, ela deu três toques na porta e falou, "O jantar está na mesa".
Até hoje, quando escuto "Echoes", lembro do "toc, toc, toc, o jantar está na mesa", no momento exato da faixa. 


Mas, nem tudo estava perdido. Naquele mesmo ano, alguns meses depois, fui convidado por alguns amigos para assistir na casa de um deles, um filme, gravado em filmadora Super 8, que ele havia trazido do exterior. Era na garagem da casa, na rua Nascimento Silva em Ipanema. Tinha quase trinta pessoas. A maioria ficou sentada no chão, pois haviam poucas cadeiras. Montaram uma tela grande na parede, no fundo da garagem e começaram a projeção. O filme era nada mais, nada menos que; POMPEII do Pink Floyd. Fiquei em estado de êxtase, sem piscar um momento! extasiado ficaria de qualquer maneira, o cheiro que pairava no ar era da mistura de Patchouli com Marijuana. Ninguém falava e nem comentava nada. Aquele filme tinha sido produzido há dois anos antes. A banda começava a estourar.

Ouçam, Echoes...






Até a próxima,
Kiss & Floyd

Nenhum comentário:

Postar um comentário