domingo, 7 de julho de 2013

Grand Funk Railroad

O grupo Grand Funk Railroad surgiu em 1964, em Flint, Michigan, EUA. Com o nome de Jazzmasters, apesar de não tocar nada de Jazz, mas sim, um rock'n roll muito forte. O grupo inicial era: Mark Farner, Don Brewer, Craig Frost e Don Lester. Faziam apresentações em escolas e clubes da cidade.
 
Em 1967, Terry Knight, assistiu a uma apresentação do grupo. Visionário, ambicioso e recém desempregado de uma emissora de rádio de Detroit, decidiu se tornar vocalista de uma banda de rock. Após uma reunião com o Jazzmasters, nasceu o "Terry Knight & The Pack".
 
Em 1968, eles se separaram e cada um seguiu o seu rumo. O "Pack" continuou cantando em clubes, boates e colégios, sem muito brilho. Terry Knight seguiu uma carreira solo e fracassou. No final de 1968, Don Brewer pede ajuda ao Terry, porque os membros do "Pack" estavam passando fome. Pela amizade, Terry, assumindo não ser um bom cantor, procurou um novo contrato para o grupo e se tornou empresário do mesmo, fechando um contrato com a Capitol por seis meses. O grupo virou um trio com um novo nome: Grand Funk Railroad, inspirado na estrada de ferro "Grand Trunk Western".
 
A partir de 1969, a banda começou a deslanchar e com a participação no "Festival de Altamont", em 1971, o Grand Funk chega ao seu auge.

Após divergências e brigas, Terry Knight é convidado a se retirar da administração do grupo, por desvio de dinheiro, assumindo em seu lugar, John Eastman, advogado e cunhado de Paul Mc Cartney.

Sem a direção e a supervisão de Terry, eles lançaram o álbum Phoenix, o pássaro que renasce das cinzas, que recebeu um disco de ouro.
Foi com o próximo LP, We're An American Band, produzido por Todd Rundgreen e com um tino mais para o pop e para o comercial, especialmente elaborado para tocar em todas as rádios, que eles finalmente obtém a aceitação de todos os públicos.

 

Selecionei duas músicas marcantes do grupo:
 
 
We're An American Band
http://www.youtube.com/watch?v=lMsIrKjSM6Y&feature=player_detailpage&list=RD02-_NMypP_wOs

The Loco-Motion
http://www.youtube.com/watch?v=jxyU4W8iyeI&feature=player_detailpage

Até a próxima e
Kiss & Floyd

Nenhum comentário:

Postar um comentário