sexta-feira, 28 de junho de 2013

Focus


Quando ouvi pela primeira vez a
música Hocus Pocus no início dos anos 70, senti grande estranheza, pois se tratava de um rock da época, que embora cantado, não tinha letra. O vocalista parecia um lunático enrolando a língua, fazendo lembrar cantigas de filmes de cowboy da época.
 
 O Focus é uma banda de rock progressivo holandesa, fundada em 1969 pelo organista e flautista Thijs Van Leer. As suas composições tinham influência na música erudita, como referências: a Ópera de Monteverdi na canção "Eruption" e também a Johann Sebastian Bach na "Carnival Fugue". , do álbum Focus 3.
 
  "A ideia inicial era seguir o estilo do grupo Traffic, o que não aconteceu por percalços com a versão holandesa de Hair. Após a temporada do musical o grupo pode produzir seu primeiro álbum, em 1970, já com a presença de Jan Akkerman na guitarra".
 
 
O quarteto, com Thijs, Pierre Van der Linden, Cyril Havermans e Jan Akkerman, gravou o álbum "Moving Waves", primeiro álbum de impacto da banda, recebendo críticas positivas em âmbito internacional. O álbum incluía a obra símbolo da banda, "Hocus Pocus". Este clássico do rock consistia na repetição de um riff de guitarra recorrente e interlúdios de vocal falsete.
 
 
Ouçam Hocus Pocus:
 



http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&list=RD02bYVrWWO84Us&v=g4ouPGGLI6Q




Até a Próxima e
Kiss & Floyd










Nenhum comentário:

Postar um comentário