terça-feira, 25 de junho de 2013

Radar Love


"O Golden Earring foi fundado em 1964 e extinguiu-se em 1991. Foi o grupo holandês de pop/hard rock que obteve maior sucesso nos EUA. Inicialmente em 1964 eles faziam um som mais pop, com seu núcleo baseado em dois antigos colegas de escola, George Kooymans (vocais e guitarra) e Rinus Gerritson (baixo e vocais). Ápós muitos anos e trocas sucessivas de formações, emplacaram seu primeiro grande hit na parada holandesa - "Please don't go" - e em 1968 chegaram ao #1 no top chart europeu com a música "Di-Ki-Di-Gi-Dong".

 
"Em 1969 com seu line-up estabilizado com a entrada do vocalista e multiinstrumentista Barry Hay e o baterista Cesar Zuiderwijk adotaram uma linha mais hard em seu pop rock, inspirados no The Who, para quem abriram os shows da turne européia de 1972. Nesta fase o Golden Earring assinou com o selo do Who, pelo qual lançou uma coletânea de singles holandeses, a "Hearing Earring", o que ajudou o grupo a se lançar na Inglaterra".
 
 
"Em 1974 o trabalho "Moontan" explodiu com o sucesso "Radar Love", tanto na Europa quanto nos EUA. Convidado, o grupo excursionou pelos EUA abrindo shows de Santana e dos Doobie Brothers. Por falta de interesse da banda em se radicar e promover-se nos EUA seu sucesso teve curta duração, tendo voltado para a Europa onde ficaram até 1982 quando lançaram o álbum "Cut" com o hit "Twilight Zone" (um rock new wave)".
 
 
 
"Nova excursão aos EUA e a história se repetiu, sucesso relativamente curto e volta para a Europa, onde se apresentavam em circuitos alternativos, entre os vários projetos solo paralelos de seus integrantes. Em 1991 resolveram que era hora de dar descanso ao Golden Earring".
 
Em 2011 a Holanda celebrou os 50 anos de carreira do Golden Earring com uma exposição inaugurada no Museu Histórico de Haia e um selo especial com um chip musical que toca a música “Radar Love” e tem impressa a imagem do grupo.
 
 
Esta é uma música que talvez poucos conheçam, mas faz parte do meu repertório musical desde os anos 70. O ritmo e o som do baixo não tem preço. Vale ouvir...



http://www.youtube.com/watch?v=Zf53Pg2AkdY&feature=player_detailpage

Até a próxima e
Kiss & Floyd

Nenhum comentário:

Postar um comentário