quarta-feira, 26 de junho de 2013

BTO "Hey You"

Bachman Turner Overdrive (BTO)

Acredito que poucas pessoas da nova geração conheçam esta banda. Porém, as pessoas da minha, talvez 40% a conheçam pelo nome e o restante, somente quando ouvem as suas músicas, e mesmo assim, não se lembrarão do nome do grupo.

A música "Hey You" fazia parte da minha coletânia de fitas cassete, que eu e meu amigo Tom Cosentino, colocávamos nas festas da zona sul do Rio de Janeiro. Aquela época era uma loucura. Nós dois, jovens pós adolescentes, tínhamos uma aparelhagem de som, que não era nenhuma Brastemp. Apenas um amplificador, um toca fitas e o mais importante de tudo, as famosas caixas acústicas Poly Vox. O som ficava poderoso. Colocávamos tudo num fusca (VW), não me lembro o ano do carro, mas era antigo.
 
Os pais contratavam o nosso serviço, por sermos conhecidos da galera de Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa. A grande loucura acontecia no final da festa. Até nós dois, que fazíamos o som, ficávamos chocados com o estado que se encontrava o imóvel. Todas as parede manchadas com a marca dos tênis da galera e preocupados, assistindo a reação dos pais dos aniversariantes. Era uma loucura, mas eram os anos 70...

 
"Bachman-Turner Overdrive (conhecida como BTO) é um grupo de rock canadense de Winnipeg, Manitoba, que lançou uma série de álbuns e singles na década de 70. O nome da família Bachman é pronunciado "back-man", pronúncia que a própria banda usa. A pronúncia alternativa como "bok-man", especialmente na rádio americana, é tão difundida que a banda não a corrige mais e ambas as pronúncias tornaram-se aceitas. O autor de horror-ficção, Stephen King, inspirou-se no nome da banda para seu pseudônimo "Richard Bachman".


"A banda já havia cogitado a hipótese de usar seus nomes de família. No caminho de volta de uma atuação em Toronto, ao notarem uma revista de caminhões chamada Overdrive numa loja Windsor, Turner escreveu "Bachman-Turner Overdrive" e as iniciais "B.T.O." em um guardanapo. O resto da banda decidiu que o acréscimo de "Overdrive" era a maneira perfeita de descrever sua música.
BTO lançou seu álbum auto intitulado em Maio de 1973. O álbum estorou nos E.U.A. por cidades no entorno dos Grandes Lagos como Detroit
e Buffalo, e permaneceu nas paradas por muitas semanas apesar da falta de um verdadeiro "single". Este foi o precurso de seu iminente sucesso".

"O segundo álbum, Bachman-Turner Overdrive II, foi lançado em dezembro do mesmo ano e se tornou sucesso nas paradas nos E.U.A. e Canadá. Este também rendeu dois de seus mais conhecidos singles, "Let it Ride" e "Takin’ Care of Business".


Vamos ouvir Hey You...

http://www.youtube.com/watch?v=v7a5xzB6Puw&feature=player_detailpage


Até a Próxima e
Kiss & Floyd

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário